Bibliografia

*Conteúdo de apoio para o desenvolvimento de projetos e pesquisas em coleções especiais jurídicas. Colabore ampliando esta bibliografia. Envie sua indicação de fonte por meio do formulário de contato.

BATISTA, Aline Herbstrith. Conceitos e critérios para a qualificação de obras raras da Biblioteca de Direito da Universidade Federal de Pelotas, 2012. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

CIRNE, Thiago. A Biblioteca Octavio Tarquinio de Sousa e Lucia Miguel Pereira: convergências literárias, raridades bibliográficas. Rio de Janeiro: 2016. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

CRITÉRIOS de raridade empregados para a qualificação de obras raras, [2000?]. Disponível em: <planorweb.bn.br/documentos/criterioraridadedioraplanor.doc>. Acesso em: 5 maio 2015.

FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008.

FREIRE, Stefanie Cavalcanti. As dedicatórias manuscritas: relações de poder, afeto e sociabilidade na biblioteca de Manuel Bandeira. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

GREENHALGH, Raphael Diego.  Segurança contra roubo e furto de livros raros: uma perspectiva sob a ótica da Economia do Crime e da Teoria da Dissuasão. Brasília, DF, 2014. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

GREENHALGH, Raphael Diego; MANINI, Miriam Paula.  Análise bibliológica: ferramenta de segurança em coleções de livros raros. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 42, p. 17-29, jan./abr., 2015.

HOUAISS, Antônio. Elementos de bibliologia. São Paulo: HUCITEC; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1983.

LOPES, Tamar de Carvalho R. O livro raro exposto: questões de difusão e preservação. Rio de Janeiro, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

MARTINS, Wilson.  A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 2002.

MORAES, Rubens Borba de. Livros e bibliotecas no Brasil colonial. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006.

OTLET, Paul. Traité de documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxelas: Editiones Mundaneum, 1934.

PINHEIRO, Ana Virginia. Catalogação de livros raros: proposta de metodologia de formalização de notas especiais para difusão, recuperação e salvaguarda. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 131, p. 185-213, 2011 [Rio de Janeiro, 2014].

______. História, memória e patrimônio: convergências para o futuro dos acervos especiais. In: VIEIRA, Bruno V. G.; ALVES, Ana Paula Meneses (Org.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 33-44.

______. Metodologia para inventário de acervo antigo, 2007. In: Planor. Disponível em: <http://planorweb.bn.br/documentos/ARTIGOS/inventarioacervoantigoanavirginia.pdf&gt;. Acesso em: 16 fev. 2016.

______. A ordem dos livros na biblioteca: uma abordagem preliminar ao sistema de localização fixa. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2007.

______. Que é livro raro?: uma metodologia para o estabelecimento de critérios de raridade bibliográfica. Rio de Janeiro: Presença, 1989.

PROJETO de descrição e análise do acervo de Octavio Tarquinio de Sousa e Lucia Miguel Pereira. Rio de Janeiro, 2015. Documento de apoio e orientação. Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto.

RODRIGUES, Márcia Carvalho. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 1, p. 115-121, 2006.

SERRAI, Alfredo. História da biblioteca como evolução de uma ideia e de um sistema. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 141-161, set. 1975.

SILVESTRE, Maria Cristina Rodrigues. Análise sobre a ocorrência de ex-líbris no acervo bibliográfico raro da Biblioteca Pedro Aleixo, da Câmara dos Deputados. Cadernos de Informação Jurídica, Brasília, v.4, n.1, p. 26-81, jan./jun. 2017.

______. Riquezas bibliográficas: as origens da coleção de obras raras da Biblioteca da Câmara dos Deputados. Cadernos de Informação Jurídica, Brasília, v.3, n.2, p. 6-68, jul./dez. 2016.

THIESEN, Icléia. Museus, arquivos e bibliotecas entre lugares de memória e espaços de produção do conhecimento. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos; LOUREIRO, Maria Lucia Matheus (Org.). Museu e Museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009.

VIEIRA, Bruno V. G.; ALVES, Ana Paula Meneses (Org.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

**Em breve mais atualizações.

 

 

Anúncios