Sobre

O Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ), vinculado ao Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ), tem como objetivo incentivar e aprofundar os debates em torno da formação, desenvolvimento, análise e gestão de acervos bibliográficos raros e preciosos, salvaguardados pelas instituições participantes.

Ao GDCEJ cabem a promoção e o compartilhamento de estudos e discussões por meio da colaboração de bibliotecários gestores e pesquisadores. Ademais, buscam-se a produção de conhecimento que atenda às demandas contemporâneas verificadas em diversas unidades de informação jurídicas e sua disseminação entre os pares.

Palestra inaugural aconteceu em 2016

A primeira reunião aconteceu no dia 10 de outubro de 2016, na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. A palestra inaugural foi ministrada pelo Dr. Gustavo Saldanha, pesquisador adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI) e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, realizado em convênio entre o IBICT e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sobre o GIDJ/RJ

O GIDJ/RJ é constituído de Bibliotecários que se reúnem para incentivar os profissionais da área de documentação jurídica ao intercâmbio de experiências; promover o entrosamento e a comunicação de seus membros através de programas de trabalho; incrementar a elaboração de projetos em cooperação, apoio e promoção da informação jurídica no Rio de Janeiro.

A troca de experiências entre os bibliotecários que trabalhavam com todos os tipos de documentação jurídica fez, durante todos esses anos, com que houvesse um melhor e maior aproveitamento das informações levantadas por cada biblioteca ou centro de documentação da área jurídica.

A participação dos elementos do GIDJ/RJ em Encontros, Seminários e Congressos apresentando trabalhos ou oferecendo soluções para problemas comuns deram credibilidade à sua produção atual. Empresas ligadas ou produtoras de informação na área jurídica passaram a se filiar ao GIDJ/RJ e a apoiá-lo, para divulgação de seus produtos entre nossos profissionais.

O GIDJ/RJ passou a ser uma sociedade civil de natureza técnico científica, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro, cuja finalidade é congregar Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Advogados e outros profissionais que militem ou tenham interesse na área de informação e documentação jurídica.

Para conhecer mais, acesse: gidjrj.com.br

 

Anúncios